terça-feira, 30 de março de 2010

Trabalhando com Projetos

Posso dizer que projeto são inúmeras as atividades humanas nas quais, atualmente, a idéia de projetos está colocada como uma nova forma de organizar e realizar as atividades profissionais. Profissionais dotados de maior autonomia para tomar decisões, valorização do trabalho em grupo, desenvolvimento de vínculos de solidariedade e aprendizado constante são algumas das características incentivadas pela realização de projetos de trabalho. Em uma equipe que trabalha com vistas a realizar um projeto, são mais importantes a solidariedade e o cuidado com a contribuição de cada um para o todo, do que os níveis hierárquicos. A questão não é quem manda em quem, mas se o projeto está se tornando realidade. A implementação de um projeto, para resolver determinado problema que se tem na escola, é uma decisão importante, que depende de critérios. Os professores envolvidos percebem problemas que atrapalham o bom desenvolvimento das ações, podendo com isso resolver um determinado problema e, em conseqüência, colaborar de maneira decisiva para o trabalho em geral.
Um exemplo vivido por mim, foi a necessidade que vimos de implantar e conscientizar os alunos e professores sobre a necessidade da valorização do meio ambiente, reciclagem e o reaproveitamento do lixo gerado na escola. Onde uma equipe de professores de diversas áreas, se reuniu e resolveu traçar diretrizes, propondo a ajuda dos alunos nos temas a serem abordados, e o Projeto gerado foi: LIXO, PROBLEMA OU SOLUÇÃO?
Onde, trabalhos a interdisciplinaridade, concluímos com uma feira de artesanato, junto da sala de informática, que também foi criado um blog para opinião dos alunos sobre a agenda 21 da escola, enfim, um trabalho gratificante e envolvente, principalmente para os integrantes do projeto, no meu caso em particular, pude desenvolver minha monografia na área de Educação Ambiental, que dei o título de: Reciclando com Amor e Arte.

“RECICLANDO COM AMOR E ARTE”

TEMA: Reciclando com Amor e Arte
PÚBLICO ALVO: Todos os alunos e professores da Unidade Escolar
OBJETIVOS:
• Desenvolver o trabalho em grupo e cooperativo; Preparar artesanato com o material.
• Elaborar saídas de campo e entrevistas;
• Conhecer a realidade local da cidade e o destino do seu lixo;
• Reconhecer o verdadeiro papel de cada um dentro da sociedade;
• Selecionar dados relevantes para mudança de atitudes;
• Utilizar o computador como aliado na divulgação de dados e elaboração de atividades;
• Verificar a necessidade de saneamento e cuidados com a saúde.
• Conhecer as doenças transmitidas pela falta de higiene.
• Elaborar um Vídeo para conscientizar a comunidade

ABORDAGENS PEDAGÓGICAS:
Geografia: Verificar os pontos críticos da cidade, reconhecer a topografia, verificar o tipo e os locais de coleta de lixo dentro da cidade.
Meio Ambiente: Verificar para onde vai o lixo, reconhecer os rios e lagoas dentro, observar de onde vem a água que usamos, etc
Biologia e Saúde: Estudar as doenças por falta de saneamento,
Informática: Utilizar o laboratório de Informática para fazer pesquisas , preparar Blog,jornal informativo , site da escola e elaborar os panfletos.
Artes: Trabalhar todos os tipos de reciclagem e reaproveitamento de materiais que iriam para o lixo
MÍDIAS • Computador, filmadora, jornal, TV, DVD, impressora.

METODOLOGIA
• Aulas expositivas envolvendo as diferentes áreas;
• Palestras;
• Debates;
• Visitas ao lixão; Postos de saúde.
• Entrevistas;
• Elaboração de Blogs, Site e Vídeo_aula.
• Formular Jornal Informativo
• Peça teatral: O lixo (Luiz Fernando Veríssimo)

Como ponto chave deverá ser desenvolvido um Vídeo_aula, onde todas as etapas do projeto serão filmadas e depois editadas para posterior apresentação à comunidade, esse vídeo contará com a participação dos professores, alunos, direção da escola, enfim, tudo que for feito palestras, visitas, oficinas, constará no filme. O qual deverá ter um roteiro das entrevistas, pesquisas e resultados, elaborado pelos professores e alunos da Equipe de Eco Colaboradores.
Os professores das áreas envolvidas farão os planejamentos em conjunto e a elaboração do cronograma de modo que as palestras sejam todas bem aproveitadas. Os alunos deverão pesquisar em quais cidades se faz a coleta seletiva, observar os programas de TV que falam sobre o tema e trazer para sala de aula para ser feito debate.
A culminância final será o resultado do projeto, com a apresentação da peça, jornal, divulgação do blog e do Vídeo-aula. Com isso todos deverão pensar sobre o seu papel na sociedade e o que podem fazer para melhorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário