terça-feira, 30 de março de 2010

Módulo 4-Reflita

Nós educadores, precisamos acompanhar o progresso seguir o rumo da tecnologia, não parar no tempo, devemos nos atualizar, não aceitar o engessamento pela falta de incentivo financeiro, devemos fazer nossa parte , dar nossa contribuição para o crescimento e atualização de nossos alunos no mundo atual.
As novas tecnologias de informação e comunicação ( TIC’S) vieram para ficar, fazer história e ser um marco decisivo no processo de educação brasileira e mundial. No entanto, esta nova realidade exige posicionamentos, posturas e muito treinamento para que educadores, estudantes e instituições possam se beneficiar desse progresso. Em suma, estamos diante de uma questão que exige posicionamento crítico, aprofundamento e atitude para mudança. Deixar de lado uma prática tradicionalista de ensino que segue uma linha vertical de transmissão de conhecimento para algo horizontal em que convergem todas as contribuições dos atores do processo educativo, é desafiador. O educador será significativo, se conseguir abrir-se a essa nova realidade, sendo capazes de ouvir seus alunos e encontrar significado naquilo que eles dizem, produzem, questionam e propõem. Não é fácil, mas é a solução para uma educação de qualidade carregada de sentidos e de significados.
“O fato de utilizar diferentes mídias na prática escolar nem sempre significa integração entre as mídias e a atividade pedagógica. Integrar – no sentido de completar, de tornar inteiro – vai além de acrescentar o uso de uma mídia em uma determinada situação da prática escolar. Para que haja a integração, é necessário conhecer as especificidades dos recursos midiáticos, com vistas a incorporá-los nos objetivos didáticos do professor, de maneira que possa enriquecer com novos significados as situações de aprendizagem vivenciadas pelos alunos” (Prado, 2005).
A mudança de postura deve vir aliada a vontade de crescer, saber, aprender, partilhar, dividir e multiplicar saberes, tanto para professores quanto para os alunos. Todos nós somos capazes de aprender e perceber que podemos fazer o melhor, tanto para nós mesmos, quanto para nossos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário