quinta-feira, 12 de novembro de 2009
Ensinando e Aprendendo com as TICs_ Módulo 3
• Domínio Público (http://www.dominiopublico.gov.br)
• Vídeos da Tv escola (http://portaldoprofessor.mec.gov.br)
• Rived (http://rived.proinfo.mec.gov.br)
Os objetos de aprendizagens oferecidos para avaliarmos são muito importantes, cada qual com seu valor e utilidade, o Domínio Público, apresenta valiosas obras de Machado de Assis, letras de músicas, literatura infantil que é riquíssimo, sendo apresentados em hipermídia com animação, textos e imagens. Podendo ser utilizados em sala de aula com grande valia em sua apresentação, uma vez que é de fácil acesso , linguagem popular e a escola oferece sem problemas nenhum, basta acessar a internet. O Rived nos proporciona navegar por diversas disciplinas, planos de aula e joguinhos educativos muito bem elaborados. Os vídeos da Tv escola estão disponíveis na escola para utilização e exploração do material, que é muito rico e interessante.
• Vídeos TV escola: Série de onde vem? _ É uma graça, pode ser trabalhado no ensino fundamental, material rico, ilustrativo e de fácil entendimento. São mais ou menos 20 vídeos com temas variados,do tipo de onde vem a energia, o pão, o arco íris, o açúcar, o avião...São vídeos de 4,87 MB a 759 MB, relativamente pequenos e fáceis para se baixar.
• Domínio Público: Vários tipos de literatura , Machado de Assis, Shakespeare em Português , Paulo Freire , Vídeos, Músicas e letras, Fernando Pessoa ,poesias, Literatura Infantil e os Hinos brasileiros, enfim, tudo que você necessita para elaborar algumas aulas interessantes e despertar nos alunos o interesse pela leitura.Vale a pena conferir : http://www.dominiopublico.gov.br/dowload
Podemos também utilizar várias imagens , como por exemplo : o ciclo da esquistossomose _ autor: Rodolfo Armando Cunha, muito bem elaborado e útil para várias series do ensino fundamental e até do ensino médio.
• Rived: Podemos avaliar este belo programa com vários objetos de aprendizagem em vários conteúdos para diversas áreas da educação.Como exemplo : O caso do rebanho de Jacó, para ser usado na 1ª e 3ª série do ensino médio , conteúdo de Biologia, podendo ser explorado o conteúdo da Biodiversidade, evolução , Genética, População,Probabilidade, saúde , Seres vivos e até sexualidade, com o objetivo de reconhecer que indivíduos que apresentam um mesmo fenótipo podem apresentar genótipos diferente.Elaborar suposições sobre o fenômeno estudado. Esse é só um exemplo de muitos e em muitas categorias e conteúdos.Vale a pena conhecer e explorar muito bem : http://rived.mec.gov.br/
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Você sabe o que é um WIKDICIONÁRIO?
O conteúdo do Wikcionário está sujeito à Licença GNU de Documentação, o que significa que todo o conteúdo é livre e assim permanecerá para sempre. Veja Direitos autorais para mais detalhes. O objetivo do Wikcionário é descrever todas as palavras de todos os idiomas, com definições e descrições em português, idioma falado em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e por diversas comunidades em todo o mundo.
Na minha opinião também temos que ter muito cuidado ao utilizar esta ferramenta , pois se é livre todos tem acesso, podemos confiar ou não. Como tudo pesquisado na internet deve ser lido e analisado e as pessoas deveriam ser sérias ao postar as coisas nesses espaços.
Você sabe o que é WIKIPÉDIA?
Na minha opinião temos que utilizar, como tudo na internet com muita cautela e atenção , para sabermos se realmente o que estamos copiando é verdade, não basta somente fazermos uma pesquisa, temos que ler e interpretar o tema abordado.
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
O que é um Hipertexto?
O Hipertexto é uma ferramenta não linear que nos possibilita aumentar nossos conhecimentos através dos links oferecidos no próprio texto.
Experimentem navegar pelos hipertextos, que estão junto ao tema que estiver buscando, podemos perceber que nos remetem a inúmeras informações e a grandiosas descobertas. Eu particularmente, gosto muito de utilizar os hipertextos, pois tudo que lemos nos traz novas culturas e formas de pensar e também nos auxilia no amadurecimento e na formação profissional.
Gostei muito desta atividade e da troca de experiências com nossos colegas, inclusive quando uma colega deixou bem claro que somos hipertextos, e realmente somos, pois conversamos sobre uma coisa e outra, passamos nossas experiências, falamos de diversos temas, enfim vamos e voltamos e com isso aumentamos nosso circulo de conhecimento e amizades.
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Meio Ambiente e Educação
A CDB tem definido importantes marcos legais e políticos mundiais que orientam a gestão da biodiversidade em todo o mundo: o Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança, que estabelece as regras para a movimentação transfronteiriça de organismos geneticamente modificados (OGMs) vivos; o Tratado Internacional sobre Recursos Fitogenéticos para a Alimentação e a Agricultura, que estabelece, no âmbito da FAO, as regras para o acesso aos recursos genéticos vegetais e para a repartição de benefícios; as Diretrizes de Bonn, que orientam o estabelecimento das legislações nacionais para regular o acesso aos recursos genéticos e a repartição dos benefícios resultantes da utilização desses recursos (combate à biopirataria); as Diretrizes para o Turismo Sustentável e a Biodiversidade; os Princípios de Addis Abeba para a Utilização Sustentável da Biodiversidade; as Diretrizes para a Prevenção, Controle e Erradicação das Espécies Exóticas Invasoras; e os Princípios e Diretrizes da Abordagem Ecossistêmica para a Gestão da Biodiversidade. Igualmente no âmbito da CDB, foi iniciada a negociação de um Regime Internacional sobre Acesso aos Recursos Genéticos e Repartição dos Benefícios resultantes desse acesso.
Adicionalmente a CDB criou iniciativas transversais e programas de trabalho sobre áreas protegidas, conservação de plantas, conservação e uso sustentável dos polinizadores, transferência de tecnologias, medidas de incentivo econômico, proteção dos conhecimentos tradicionais dos povos indígenas e comunidades locais associados à biodiversidade, educação e sensibilização pública, entre outras.